domingo, 30 de setembro de 2012

Projeto #365

     Fotografia é algo legal. Gosto bastante, embora me falte algumas habilidades, e particularmente tempo. Gosto da maneira como uma foto é tirada, da sensibilidade da pessoa em escolher o momento, o enquadramento, a maneira de se contar algo com apenas uma imagem… E isso é só parte da diversão, pois você ainda pode manipular a imagem, trazendo informações que originalmente não estavam lá (ao menos não explicitamente), fazendo com que expressemos ao máximo uma ideia (meleca, sempre escrevo idéia… Maldito acordo!), tornando-a única. Gosto da sensação de viagem, mesmo sem sair do lugar, que fotos de lugares nos dão, e da sensação de brevidade, e finitude, quando olhamos para o registro de algo que infelizmente não existe mais…

     Mas enfim, quebrando um pouco com as palavras bonitas (não posso me mostrar como um cara sensível, eu sou escroto, escroto!), finalmente completei o desafio dos 30 dias (sim, em praticamente 4 meses, que beleza x.x), e embora não fique órfão de desafios (tem o musical do Cão Babão, que vai sair em dia – cruzem os dedos!), queria tentar algo diferente, e foi daí que me lembrei de uma coisa que tinha visto aqui, chamado de Projeto 365. Sim, mas que raios é isso? Basicamente, um desafio de fotografia. A ideia, simples, é registrar cada dia, durante um ano, através de uma foto. Dando uma pesquisada na internet, você percebe que a brincadeira é antiga, e acho que já tenha virado um lugar-comum, tanto que há grupos no Flickr dedicados a isso, e até aplicativos de smartphone dedicados ao manuseio e organização das fotos (pois é, é a moleza da coisa ;~~)

     Sim, e aí? Bem, o legal é que há várias versões deste desafio, e pesquisando, achei esta, que fala bastante da motivação, e dá algumas dicas sobre a manutenção do desafio. Como o seu texto casa bem com a minha ideia, o que teremos daqui por diante é um misto de uma tradução livre, com pitadas dos meus próprios pensamentos.

Por que fazer isto?

     - A ideia mais simples em torno é simplesmente manter um registro fotográfico de um ano da nossa vida. Não seria legal olhar para cada foto e lembrar exatamente de como foi o dia, do que fez, de como o seu humor estava nesse dia, perceber como o tempo flui na nossa vida… Como eu disse no começo, o barato da fotografia é exatamente a evocação dessas sensações ^^

     - No meu caso, isso também é um exercício de fotografia e, como todo o exercício, espero me tornar proficiente nisso. Ter ideias, perceber o enquadramento, iluminação, testar tanto os nossos limites e o do equipamento, e como superá-los.

Estou empolgado! Como fazer?

     Bem, como todo o desafio, teremos algumas regras:

     - Uma foto por dia. Montagens até valem, desde que tenham uma ideia por trás, contenham relação entre si.

     - Quanto ao equipamento, pode ser desde aquela máquina grande que você tem, até câmeras de celulares. Pode-se acostumar a sempre andar com a sua máquina, mas o importante está no registro em si.

     - Onde e como postar? Bem, eu estou usando o meu blog, mas você pode usar a sua plataforma favorita (a Morena vai criar um álbum no facebook, e daí postar as imagens. Perfeito!). As postagens não precisam ser feitas todo o dia, mas alguma regularidade precisa ser estipulada. No meu caso (e no da maioria que já fez isso) uma semana já está de bom tamanho.

     - Varie o tema. Como disse, a coisa é uma espécie de diário, então tente sintetizar o dia em uma única foto. Algo importante, uma coisa que comeu pela primeira vez, um experimento fotográfico, tudo vale para contar o dia. Use o texto da postagem para contar uma história, complementar à imagem.

     - Não pare. Será cansativo tirar uma foto por dia, mas continue. Nem todo o dia vai ser diferente, mas a imaginação é que tem que ser exercitada. Olhe ao seu redor, dê uma volta, tire uma foto de um ambiente já conhecido, mas sob outra perspectiva.

------------------

     Bem, espero que tenha sido simples. O desafio está formalmente lançado, e como eu falei, sintam-se desafiados! Em particular, faço esse desafio para a minha Morena bonitona, que é tão aficcionada quanto eu nessas coisas! Bora lá meu amor! \o/ E de pontapé inicial, temos já uma foto do dia zero:

2012-09-29 21.15.54

     Dia 0: Pensando calmamente nessas linhas, esperando um X-bacon. Dia de preguiça, afinal temos que descansar! =D

 

     See ya at the next savepoint,

Aurélio.

2 comentários: