terça-feira, 6 de novembro de 2012

Torre de Hanói, Tangram e outras coisas da semana =D

     E aí galera, tudo beleza? Depois das últimas postagens, fiquei com vontade de escrever mais, mas essa semana foi um pouquinho atribulada, não consegui terminar muita coisa… Mas, como pegamos este feriado, acho que vou poder terminar, e papear mais um pouco com vocês (algum dia eu paro de me iludir achando que falo com uma pá de gente ;p) ^^

     Bem, a duas semanas atrás a Universidade estava em polvorosa, pois estavam nos preparativos finais para a edição local da Semana de Ciência e Tecnologia, e eu fui convidado (leia-se… convidado mesmo, eu aceitei de idiota que sou x.x) para tomar conta das atividades do laboratório de ensino de matemática. Justo eu, o cara que adora didática, e se passa por coisas experimentais (not!)… Mas enfim, foi até que legal, e eu entrei em contato maior com duas atividades que até então só conhecia superficialmente e, de tão legais, queria comentá-las com vocês =D

Torre de Hanói

Dia_009 - 09-10-2012

     Criado no século XIX por um matemático francês chamado Édouard Lucas, baseado em uma lenda hindu, que possui várias versões (para variar); a que eu gosto é a seguinte:

     “Reza a lenda que Brahma chegou em um templo, na cidade de Hanói, e fincou duas estacas, uma do lado da outra, junto com uma pilha de 64 discos de ouro, e ordenou que seus sacerdotes movessem todos os discos para uma das estacas, segundo as regras:

     - Mover um disco de cada vez;

     - Só se pode mover o disco no topo de cada pilha, não os que estão abaixo;

     - Um disco de diâmetro maior não pode fica acima de um menor.

Feito isso, o mundo como o conhecemos se dissolveria e seria reconstruído como o mundo de Hanói.”

     Simples, não? É um joguinho muito legal de se jogar, e exercita várias coisas, como o seu raciocínio, e sua memória, pois como todo jogo de movimentação de peças, há um número mínimo de movimentos para completar o jogo. Supondo que você tenha $n$ discos, a quantidade mínima de movimentos é $2^n-1$. No caso do Brahma, supondo que cada movimento durasse 1 segundo, o tempo gasto para mover completamente os discos seria $2^64-1=18446744073709551615$ segundos, o que nos daria aproximadamente $585$ bilhões de anos… Acho que vai demorar um pouco para este mundo se desfazer, não? =D

     E em tempo: Aqui dá para jogar uma versão interativa do Hanói… Test your might!

Tangram

     2012-10-16 11.47.11

     Também chamado de quebra-cabeça chinês, é antigo, mas sem uma data precisa, já que há várias versões de sua origem. O que se sabe é que ganhou notoriedade com as navegações inglesas, chegando no ocidente lá pelo século XIX. A versão da história que eu gosto é a seguinte:

     “Um monge budista chegou com o seu discípulo mais estimado, e o incumbiu da missão de viajar pelo mundo e registrar tudo o que viu e ouviu. Para tal, ele o entregou um pincel, tintas, um rolo de pergaminho, e um espelho quadrado. Seu discípulo, ao receber os itens, de tão emocionado que estava com a tarefa deixou acidentalmente o espelho cair, se quebrando exatamente em sete pedaços (como na foto), e tanto o mestre quanto o discípulo perceberam que a partir dali era possível desenhar todas as formas conhecidas…”

     As peças do Tangram são chamadas de tans, e como na história, o objetivo é “desenhar” objetos com os seguintes requisitos:

     - Deve-se usar todos os tans;

     - As figuras devem sempre se tocar, mas nunca ficar uma acima da outra.

     Também simples, o tangram é bom para exercitar as noções de espaço, e a sua imaginação para a construção das figuras, que pela complexidade, acabam sendo muitas vezes silhuetas das imagens que você quer desenhar. Como exemplo de falta de imaginação, olha o que saiu quando eu estava brincando:

Dia_016 - 16-10-2012

Legal, não? xD Aqui dá para ver se você consegue desenhar direitinho com a figuras, pois ele já dá as dicas com as silhuetas ^^

-------------------------------

EDIT: Era para ter postado isso na semana passada, mas parece que o diabo resolve atentar, e só consegui tempo para isso nesses dias… Como tudo resolveu acontecer ao mesmo tempo, eu vou ver se apareço mais por aqui, até para poder espairecer, e prosear um bocadinho com vocês ^^ Me cobrem, me cobrem! Enquanto isso, podem se deliciar com as receitas que a senhora minha noiva bonitona está nos ensinando a fazer aqui… Vou tentar fazer o pão esses dias, espero que dê certo! \o/ Ao menos deu para adicionar umas coisinhas na postagem original, vamos ver se ficou mais legal =D

 

     Nos vemos no outro salve,

Aurélio.

Um comentário: