segunda-feira, 22 de junho de 2009

Reflexões sobre Contrato Social, Leis e a Sociedade em geral

     Bem, diferentemente dos textos inseridos até agora, mas não fugindo do espírito deste blog, gostaria de citar alguns pontos que apareceram depois de um tempo de leitura de algumas obras clássicas, bem como um pouco de reflexão, e discussão sobre o assunto. Independente de minha opinião pessoal, a discussão leva à solidez do argumento, e é a melhor maneira de entender os problemas citados. Enfim, vamos deixar de blábláblá e começar...

     Acho que, se prestarmos atenção à sociedade nesses últimos tempos, parece que vemos uma apatia generalizada do povo com respeito à política, ao sistema econômico, reclamações quanto à validade das leis, taxas, enfim, todo um hall de reclamações infindáveis sobre o caos em que a sociedade brasileira (cito nossa terra Brasilis pois é o que vivemos mais proximamente) está imersa. Se olharmos bem, essa apatia se reflete no próprio cidadão, que fica acomodado com a situação, ou tenta resolver o problema evitando a "máquina social", coisas típicas do famoso "jeitinho brasileiro". Mas, será que isto é certo? Vamos considerar alguns pontos sobre essas reclamações:

     Primeiro, "A política brasileira não presta." Bem, esse está se tornando um dos jargões mais batidos que ouvimos ultimamente. Certo, a política está uma droga, e vale a máxima (acho que é de Hegel),

     "Cada povo têm a Constituição que lhe é adequada e que lhe convém..." 

     Ou seja, a política é fruto do próprio povo. Simples, não? Se pensarmos em termos do pacto social (Rousseau), fica ainda mais claro que a política de hoje é fruto pura e simplesmente dos atos da sociedade. Bem, o poder do Estado emana do povo! Então porquê cargas d'água não tomamos ciência disso, e somos mais conscientes na hora de votar, escolhendo representantes mais dignos, mais alinhados com os nossos interesses? Aqui os mais sensatos podem notar que esbarramos em outro problema bradado aos quatro ventos que não possui nenhuma solução também, que é a Educação:

     A Educação é a mais poderosa arma que podemos dispôr. Com ela, pensamos racionalmente, efetivamos argumentos, dentre outras coisas muito importantes. O problema aqui é que a educação, a meu ver, deve ser usada para formar o chamado ser social, ou cidadão, O membro da sociedade totalmente ciente de sua posição e importância dentro desta, e capaz de tomar decisões em prol da manutenção do pacto social. Mas o que temos atualmente é o total oposto, isso quando são esboçadas soluções para o problema: A educação é vista como uma ferramenta não para a formação do ser social, mas sim de uma espécie de "técnico geral", provavelmente uma espécie de autônomo que só pensa em estudar o necessário para a sua profissão, e para ganhar dinheiro... Sempre pensando no mínimo, não na eficiência; Na pressão, não em um estudo pormenorizado e linear. Provavelmente, estou sendo ideal demais, mas o meu reducionismo me diz que isso não é uma coisa complicada de se realizar. O problema é que este é um projeto de longo, médio prazo no mínimo, e o povo parece ter uma memória de registrador ;~~

     Outra coisa a se considerar neste esquema é a economia: Particularmente, esta última crise fez com que o povo experimentasse uma espécie de "pânico generalizado", embora a maioria, com certeza, não saiba explicar o quê é esta crise, e menos ainda sabem explicar de maneira simplificada. Ao invés de me deter em um embate sobre o socialismo vs. capitalismo (mais velho que a posição de cagar ;p), temos que lembrar que a economia não é uma coisa isolada, mas algo natural que aparece quando iniciamos o pacto social (Engraçado, quando você lê Rousseau, percebe-se que tudo gira em torno do bendito contrato ^^), e não como um sistema isolado a isso. Eu particularmente prefiro o capitalismo, (pois o socialismo é mais que um sistema econômico - há!) por compartilhar a visão que a maioria dos pensadores clássicos (como Adam Smith, por exemplo), de que o capitalismo estimula mais a competição, inovação, e todo aquele blábláblá que é muito importante para a evolução da sociedade em geral. Claro que existe o problema da polarização (par rico-pobre), e da selvageria do sistema, mas isso são coisas que devem ser decididas pelo povo, na figura do Estado.

     E outro ponto importante, que devido às minhas habilidades, parece desconexo: As leis do Estado. Um dos dispositivos de coesão da sociedade, as leis não são coisas totalmente infundadas: São nada mais que convenções, Que mais uma vez emergem quando estamos criando o pacto social. Então, devemos seguir as leis não por uma questão pessoal, mas pela sociedade depender do cumprimento destas para o seu funcionamento. Claro que este argumento parece frágil, mas não é: Uma vez que o quantum da sociedade é o cidadão, e seu "rendimento" é essencial para a coesão da mesma (termos frios, não?) certas leis tornam-se demasiadamente óbvias. Mas, se sabemos que as leis devem ser seguidas, porque teimamos em quebrá-las quando "não tem ninguém olhando?" Ou pior, as desrespeitamos na cara-de-pau, e arrumamos mil subterfúgios para justificar a infração. Mais uma vez, a solução do problema está no fato de podermos evocar nossa vontade via nossos representantes no sistema político. Mas meu ponto aqui é que leis devem ser seguidas, pois ela é um dos pontos importantes para a manutenção do pacto social.

     Bem, acho que por ora posso parar por aqui. Provavelmente este é um final súbito, mas as discussões foram ricas demais, e minha memória sempre faz o favor de evitar que eu transcreva com exatidão minhas idéias. Mas nada que uma discussão pormenorizada seja possível, até para testar a força do argumento. Pode parecer reducionismo meu, mas atualmente estou me enveredando por essas áreas (por puro esporte ;p), até porque isso não é nenhum bicho de sete cabeças, e altamente interconectado; Raciocínio puro e simples, acredita? ^^ Olha a prova do Crime:

 
See ya at the Next Star o/

Ps.: Eu sei que era pra ter recheado com mais citações, mas fiquei com uma preguiça demoníaca /o\ Mas, aqui está \o/

Um comentário:

  1. =D
    ooooi li seu post so agora ... XD e q legal ... eu preciso voltar a ler coisas q prestem heheh e eu concordo com vc XD

    ResponderExcluir