Bem, vindo pro Departamento (pois é, eu estudo quando todo mundo tira folga ¬¬') fiquei pensando na frase acima… O que exatamente nos motiva a querer a companhia de outras pessoas? Inicialmente, você pode dar a resposta que eu acho até um pouco ingênua: Procuramos semelhanças entre nós e as outras pessoas, queremos amigos para poder dialogar sobre as coisas, e pans… Mas pensa um pouco: Alguém parecido com você seria um pouco chato, não? Imagine se dialogando consigo mesmo, por exemplo. A menos que você seja uma pessoa não-clinicamente diagnosticada (como talvez eu seja :P) ou talvez um pouco mais inquisitora, você terá uma pessoa que concordará quase que completamente com a sua opinião, no máximo dando um ou outro pitaco, mas sem contribuir concretamente com algo… Isso me faz pensar que podemos relaxar isso, e então queremos pessoas ao nosso redor que pensem, tenham as suas próprias opiniões, e as saibam exprimir de forma lógica…
Certo, então queremos pessoas não tão parecidas conosco, certo? Bem, isso esclarece quase nada, pois na verdade o que queria era talvez tentar exprimir razões, coisas que nos fazem querer a companhia de outros. Bem, vou tentar olhar pra mim mesmo então, pra ver se sai algo… O que eu procuro numa pessoa? Basicamente, eu acho que, embora não seja a maçã mais elétrica do cesto, quero alguém pra conversar, talvez sobre qualquer coisa, em qualquer lugar… Não precisa ser uma pessoa com conhecimento enciclopédico, pois me parece (e tomara que eu não esteja muito errado) que não se precisa ter lido Do Contrato Social, por exemplo, para se discutir a idéia de políticas sociais, e talz. O que eu acredito que se precise é de um cérebro, mas na forma de pensamento lógico e argumentação. Não quero pessoas que tenham idéias prontas, mas que antes de mais nada estejam dispostas a dialogar sobre elas. Poderia continuar aqui até amanhã, mas vamos prosseguir…
Outra coisa que eu procuro é a não-tão-seriedade assim para com a vida. Tá, de acordo com o que eu acho, temos que levar as coisas a sério, mas o que quero dizer é que tem pessoas que levam as coisas a sério demais. Pessoas que se irritam fácil, não toleram falhas dos outros, parece que a cada dia elas estão ficando mais comuns, sei lá. Não estou dizendo pra todo mundo ser porra-louca e virar loucura total, mas não é o fim do mundo quando o bolo sola, sabia? Mais um ponto que eu não preciso me alongar, pois achei a frase certa: Pessoas zen, cool-minded… Ou na Vibe, dá no mesmo xD
Bem, mas acho que escrevendo um pouco consigo ver melhor algumas coisas. Acho que o que procuramos nas pessoas deva ser aquele sentimento de familiaridade, aquele “quê” que te deixa bem perto da pessoa… Companheirismo é algo que emerge naturalmente dessa relação, quando correspondida. Acho que com isso, não precisa a pessoa concordar com você, nem precisa conversar com você, pois você se sente bem, se sente em paz (credo, que parágrafo mais auto-ajuda /o\) Pois bem, paremos por aqui, e esse papo continua outro dia… E você, o que procura nas pessoas?
See ya at the next Savepoint
Aurélio (O Novo CD da Alanis é legal oh ^^)